domingo, 16 de junho de 2013

Sequência Didática - Avestruz


 
Texto: O AVESTRUZ (Mário Prata)
Público: 9º ano

Duração: 10 aulas
Antes da leitura:

  1. Levantamento prévio sobre o assunto;
  2. Você sabe o que é um avestruz?
  3. O que você acha que vai ser falado no texto?
  4. O que você escreveria sobre este tema?

 Leitura compartilhada do texto: avaliar a leitura do aluno.

1. Lê adequadamente?

2. Respeita a pontuação?

3. Entonação

- Discussão oral sobre o texto:

1. Articulação das palavras ao se expressar; gênero; autor; compreensão da ideia central do texto; sabe fazer uma análise crítica sobre o texto?

2. Reconhece conteúdos implícitos no texto? Analisar a atitude da mãe em atender todos os caprichos, não impondo limites.

- Pesquisa em dicionários (duplas heterogêneas).

- Pesquisa: origem e significado do ditado popular “Ter estômago de avestruz” – sala de informática (interdisciplinaridade com Ciências).

- Ciências: documentário sobre o avestruz, produção de ficha técnica / intertextualidade

1. Utilização posterior;

2. Confronto das hipóteses pesquisadas no item 5.

- Trabalhar o gênero notícia (suas características / finalidades / suportes).

- Artes: dramatização (produção vídeo jornalístico, utilizando o texto de Mário Prata) e produção de charges e folders (exposição no mural da escola).

- Trabalhar o gênero artigo de opinião (suas características / finalidades / suporte).

- Produção: Artigo de opinião – Tema: “A falta de limites na educação dentro da família hoje”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário